Apesar de benéficos e altamente ergonômicos, os aparelhos auditivos exigem um período de adaptação e ajustes que pode variar de acordo com as particularidades de cada paciente.
Altamente comum entre deficientes auditivos, a fase de adequação aos aparelhos auditivos se dá tanto pela presença do aparelho em si quanto pela percepção diferenciada de sons e ruídos. Além disso, reações atreladas ao cansaço e à irritação exageradas são comuns devido ao alto processamento cerebral de novos estímulos.
Nas primeiras semanas, é comum sentir-se incomodado por ruídos “imperceptíveis” como o farfalhar de folhas ou o som da rodovia, mas mantenha a calma e não desista – com o passar do tempo, seus receptores cerebrais reaprenderão a filtrar sons e tudo voltará ao normal.
Neste processo, o uso regular do aparelho auditivo pode auxiliá-lo na percepção de progressos evolutivos diários. Contar com um profissional Fonoaudiólogo de sua confiança para acompanhamentos, dicas e noções realistas acerca de cada etapa da adaptação também é essencial.
Lembre-se de que é imensamente importante dar tempo ao tempo e compreender que seu período de adaptação não necessariamente corresponderá ao período de adaptação de parentes, amigos ou conhecidos. Compreenda que a sua fase de adequação é individual e pode apresentar características específicas.
Composto por uma equipe qualificada, o Centro Auditivo Resolutà oferece agilidade, flexibilidade e segurança com aparelhos auditivos modernos e diversificados. Entre em contato conosco via (49) 3026-0787 e realize o teste domiciliar gratuito durante sete dias!